Cultofbits

Leve a operação do seu departamento para o próximo nível.

Faça melhor. Comece hoje. Melhore todos os dias (um bit de cada vez).

Remova os obstáculos ao crescimento do seu negócio. Elimine aqueles problemas quotidianos, crónicos e frustrantes que nenhum software parece resolver... criando operações mais inteligentes. Faça-o simples e rapidamente, com as pessoas que conhecem a operação do seu negócio, mesmo que não tenham conhecimentos técnicos.

 

Acreditamos ter argumentos para marcar a diferença na área
do Software de Produtividade Empresarial ao nível global.

No entanto não somos solução para todas as empresas ou departamentos. Mesmo antes de avaliar os nossos produtos os nossos cliente devem começar por perceber se se identificam com a nossa motivação (as razões pelas quais criámos a CoB), com o nosso método e com a nossa cultura. Esta partilha de convicções é a base sólida necessária para criar a relação de sucesso contínua que queremos ter com todos os nossos clientes.

Motivação

Porque criámos
a Cult of Bits?

Método

Começar com a
realidade actual!

Cultura

Apenas uma cultura forte
garante resultados a longo prazo.

Motivation

Motivação

Porquê a cult of Bits?

Porque estamos cansados de ouvir que as coisas estão mal com um sentimento de inevitabilidade, que não há nada a fazer e que as coisas são como são.

Porque sabemos que existem muitas pessoas com o conhecimento, a equipa e a vontade de melhorar, mas que lhes faltam as ferramentas para poderem mudar as coisas. E sabemos que, em cada empresa, são elas, estes líderes operacionais, as pessoas certas para definir e conduzir a organização da operação pois são elas que sabem qual a melhor forma de funcionar.

Porque queremos criar soluções duradouras que tragam ganhos reais e mensuráveis para todos os nossos clientes, simplificando o dia a dia das diferentes pessoas que contribuem para as suas operações.

Método

COMO? COMEÇANDO COM A REALIDADE ACTUAL.

Acreditamos que a forma mais eficaz para as empresas melhorarem é através de pequenas melhorias continuas na sua forma de trabalhar. Melhorias estas que são estruturadas e criadas directamente nos nossos produtos pelos líderes operacionais, que são quem têm as ideias e o conhecimento para resolver os problemas.

Como a maioria das aplicações existentes não foram feitas a pensar nestas pessoas sabemos que as suas opções são limitadas e queremos mudar esta realidade.

Tudo o que fazemos é nesta perspectiva: o mais espectacular dos nossos produtos são os nossos utilizadores, porque são eles que criam as soluções impressionantes em cima das nossas aplicações. O nosso software apenas permite que isso seja feito.

Methods

QUALIDADE
é
FUNDAMENTAL

Por isso esforçamos-nos por ter uma cultura de empresa que, quase como um
CULTO,
melhora continuamente as metodologias e as tecnologias necessárias para criar a correcta sequência
DOS BITS
que formam o melhor código para os nossos produtos.

IDEIAS BRILHANTES
são a base para
PRODUTOS BRILHANTES

Para ter estas ideias estamos constantemente a:
- Promover sinergias
- Investigar e avaliar novas tecnologias
- Partilhar e discutir ideias
- Seleccionar as melhores para inovar os nossos produtos

Culture

Cultura

Apenas uma cultura forte garante resultados a longo prazo

Por isso criámos e cultivamos uma cultura clara que traduz para o dia a dia as nossas fortes convicções.

A PERFEIÇÃO
é um
ALVO EM MOVIMENTO

Todos os dias queremos ser melhor que no dia anterior. O fundamental do nosso trabalho é:
1) Ouvir e compreender as necessidades do mercado
2) Iterar & Incrementar os nossos produtos
3) Re-avaliar opções passadas
4) Recomeçar

O MELHOR CÓDIGO
vem dos
MELHORES PROGRAMADORES

Para os ter garantimos que....
1) Seleccionamos os melhores candidatos
2) Treinamos-los continuamente
...e para os manter:
a) Respeitamos as suas ideias
b) Damos-lhes as melhores condições possíveis para realizar o seu trabalho

Conheça a Equipa

Com uma base de fundadores que já trabalham em equipa há quase 10 anos, tentamos manter um máximo local de competência, experiência, profissionalismo, criatividade, boa disposição, irreverência e amizade.

João Barata

Senior Developer

O João é licenciado em Matemática Aplicada e tem um mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

A sua vida profissional começou em 1997 como bolseiro de investigação nesta área no Dep. de Engenharia Naval do IST. Grande parte do trabalho de investigação envolvia programar simulações em Fortran e o gosto adquirido pela programação foi tal que decidiu experimentar uma carreira profissional de programador...até hoje!

Nos últimos 10 anos trabalhou essencialmente como programador de aplicações Web para empresas. Nos anos iniciais utilizou tecnologias Oracle e Microsoft, tendo depois passado a utilizar quase sempre Java, Javascript e Html como ferramentas base do seu trabalho. Tenta usar software open source sempre que possível e fez algumas pequenas contribuições.

No seu tempo livre o João adora construir coisas. Cimento, tijolos e madeira são os seus brinquedos favoritos para uma tarde bem passada! Um jogo de squash com os amigos (seguido de umas cervejas) também é sempre bem-vindo.

Fechar

João Nelas

CTO

O João já desenvolve aplicações Web desde 2001, tendo começado a usar AJAX antes do termo ter sido inventado, e continua entusiasmado com as possibilidades que a Web trás ao software.

Acredita que o software empresarial é de má qualidade há demasiado tempo e gostava de trazer para esse domínio o mesmo cuidado, a mesma qualidade e a mesma atenção ao detalhe que o software para consumidores finais já tem há vários anos.

O João sente-se muito próximo do movimento de Software Craftmanship e nos últimos anos tem-se focado em desenvolver equipas de alta performance, baseadas numa base técnica forte e nas melhores metodologias ágeis.

É Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra.

Fechar

Miguel Mesquita

CEO

Miguel Mesquita é o CEO e co-fundador da Cult of Bits. A sua principal motivação tem sido a criação de soluções duradouras que tragam inovação e real valor acrescentado para os negócios dos seus clientes.

Tendo começado em 1989 na área de investigação e desenvolvimento, juntou-se em 95 ao esforço de desenho e construção, quase de raiz, da realidade da Internet no tecido empresarial Português (da rede, segurança e infra-estrutura de serviços base até às soluções de e-commerce e sistemas de gestão de TI).

Desde cedo que juntou funções de gestão às suas funções técnicas tendo estado envolvido na criação e arranque de algumas empresas. Nestes últimos 15 anos o seu papel nestas empresas incluiu a gestão técnica, gestão de produto e gestão de empresa.

Com a Cult of Bits ele realiza um sonho antigo de criar uma empresa em que a qualidade, a satisfação no trabalho e a excelência são objectivos inquestionáveis suportados por uma forte cultura e valores. O Miguel tem uma licenciatura em Engenharia Informática pelo IST. É pai de três pequenas crianças maravilhosas e um marido feliz.

Fechar

João Félix

Developer

Desde pequeno que o João sempre quis seguir as pegadas do pai no Exército Português. Quando falhou os teste de admissão na Academia Militar (por 2 abdominais) pensou: "E agora? Bem, sempre gostei de computadores!"

Frequentou então o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Gostou tanto que decidiu que não estava satisfeito apenas com a Licenciatura, tendo então ingressado no Mestrado em Informática.

No final do Mestrado descobriu a Cult of Bits e desde a primeira entrevista que soube que era a oportunidade de trabalho que queria. Desde então tem trabalhado num ambiente que considera óptimo, com pessoas muito experientes que o ajudam imenso no dia-a-dia e com quem se diverte imenso.

As suas preferências são aplicações distribuídas, Java e também gosta de scripting. Quando não está a trabalhar adora jogar Football Manager, ouvir música, viajar e beber umas boas imperiais (ou vinho ou outra coisa qualquer).

Fechar

Hugo Marcelino

Senior Developer

Formado em Matemática Aplicada à Investigação Operacional na Universidade Nova de Lisboa, e com gosto em programar, rapidamente percebeu qual era a função que gostava de desempenhar profissionalmente.

Comecou por Pascal e rapidamente evoluíu para outras linguagens como Java, na qual se certificou. Hoje, com mais de 10 anos de experiência, gosta também de linguagens de scripting, como ruby, groovy, javascript, e mais do que tudo gosta de desenvolver aplicações web.

Considera-se uma pessoa curiosa, que procura sempre aumentar o seu leque de conhecimentos, experimentando novas linguagens e novas tecnologias.

Para relaxar, nada como um bom filme ou então mandar uns tiros no Urban Terror, de preferência na cabeça de alguém (se bem que é quase sempre ao contrário). Adora viajar.

Fechar

Produtos

Identificámos aqueles que pensamos serem os pilares do funcionamento da maioria das operações: as pessoas que realizam o trabalho, a informação que necessitam e produzem e as ferramentas que utilizam. Sempre que a quantidade de um destes elementos é significativa a sua gestão torna-se difícil. Os nossos produtos vêm ajudar cada uma dessas vertente (e todas em conjunto):

  • “Passou a ser possível lidar com centenas de detalhes operacionais que não eram foco de nenhuma ferramenta.”

    Carlos Ferreira

    Portugal Telecom
  • “A grande vantagem obtida foi poder actuar sobre a realidade de diferentes grupos de lojas, ou todas, simultâneamente.”

    LIDL

Gestão Energética de Edifícios

Muitas empresas têm dezenas ou centenas de instalações que têm de manter a funcionar nas melhores condições com o mínimo custo. Uma correcta gestão técnica pode poupar milhões de euros ano.

Suporte à Actividade Comercial

Apesar da maioria das companhias investirem em aplicações de CRM, ERP e outras, a realidade diária das áreas comerciais ainda usa muito excel e email para coordenar acções e partilhar informação. Por isso um sistema adaptável, pelas próprias áreas comerciais, às suas necessidades, consegue ganhos impares ao nível da eficiência e eficácia.

Coordenação Operacional em Empresas de Telecomunicações

Gerir centenas de técnicos, outsourcers e fornecedores de serviços externos para manter a funcionar dezenas de milhares de equipamentos é um desafio diário gigantesco que marca a diferencia entre operadores.

Contactos

Entre em contacto connosco e aumente a rentabilidade da sua empresa.

Telefones

+351 21 410 60 35

Morada

Rua Dr. António Loureiro Borges nº 9 - 41495-131 Algés

E-Mail

wizard@cultofbits.pt